Presépio de Natal....São Francisco de Assis é que teve a ideia...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Presépio de Natal....São Francisco de Assis é que teve a ideia...

Mensagem  vivie em Qua Nov 26, 2008 12:29 am

Com musgo verde e algodão a imitar leves e poéticos flocos de neve, a criação do presépio concentra a atenção, energia e criatividade de toda a família.

Desde a apanha do musgo, até à construção de um pequeno trilho com grãos de areia, que conduzem os reis magos até à manjedoura, passando pela construção de um pequeno berço de palha, há tarefas que cheguem para todos os elementos da família.

Um empenho que, no final, resulta quase sempre numa verdadeira obra de arte.

A ideia de construir um presépio é uma tradição que data do século XIII. São Francisco de Assis teve um desejo: comemorar a noite de Natal do ano de 1223 de forma diferente.

A ideia era recriar o nascimento do menino Jesus da forma mais real possível. Para tal teve que requerer a autorização do Papa, antes de criar um berço de palha onde deitou a figura do Menino Jesus, acompanhado da imagem de um boi e jumentos vivos.

A ideia foi bem aceite por toda a Itália. A nobreza foi a classe que primeiro seguiu a ideia de recriar o ambiente da manjedoura na noite do nascimento do Jesus. Uma tendência que depressa se alastrou até às classes mais baixas.

Por terras de Espanha a tradição foi conhecida através do monarca Carlos III, que a trouxe de Nápoles durante o século XVIII.

Um êxito reflectido pela presença de um presépio na maior parte dos lares espanhóis e latino-americanos durante todo o século XIX.

iol
avatar
vivie

Número de Mensagens : 1247
Idade : 50
Data de inscrição : 22/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum