Panelas e Tagarelas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca de presentes...Já parou para pensar na origem deste ritual?

2 participantes

Ir para baixo

Troca de presentes...Já parou para pensar na origem deste ritual? Empty Troca de presentes...Já parou para pensar na origem deste ritual?

Mensagem  vivie Qua Nov 26, 2008 12:27 am

Os preparativos para a quadra natalícia são muitas vezes stressantes. Mas a compra do presente mais adequado para a família, os amigos, ou os vizinhos pode revelar-se uma autêntica odisseia.

Conciliar o número de elementos da lista que elaborou com o recheio da sua carteira e encontrar o presente ideal para cada uma deles é uma verdadeira ginástica que exige tempo e paciência. E no meio de tanta azáfama já parou para pensar na origem deste ritual?

Pois é, segundo a doutrina cristã, a troca de presentes no Natal simboliza, o presente que Deus ofereceu à humanidade no momento em que Jesus nasceu em Belém para nos salvar.

A troca de presentes nesta quadra natalícia é suposto simbolizar a amizade e empatia que as pessoas sentem umas pelas outras. Ao contrário da ideia menos poética, embora actual, onde a troca de presentes por mera obrigação é mais ou menos dominante.

Outra das hipóteses avançadas para a origem da troca de presente inspira-se numa fábula do tempo dos romanos. Segundo esta lenda, a tradição surgiu com o primeiro rei de Roma, de seu nome Rómulo. Tudo porque recebia das mãos dos seus auxiliares, no primeiro dia de cada ano, uns pequenos galhos cortados no bosque da Deusa Strenia.

Um presente encarado como um auguro de bonança para o novo ano. Oferecer mel, figos e medalhas de prata às pessoas por quem se tinha mais consideração, tornou-se um hábito. Durante a Idade Média a troca de presentes esteve intimamente ligada à época do Natal, e assim permaneceu até aos dias de hoje.

iol
vivie
vivie

Número de Mensagens : 1247
Idade : 56
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de presentes...Já parou para pensar na origem deste ritual? Empty Re: Troca de presentes...Já parou para pensar na origem deste ritual?

Mensagem  BomBokita_Casadinha Qui Nov 27, 2008 2:11 pm

eu pessoalmente NÃO festejo o NATAl pk isso NÃO é BIBLICO!! Deus não o mandou fazer!!! estou por acaso bem a par das origens dele muitas delas PAGãS e inaceitaveis para Deus!! È tudo uma questão de pesquiza!!!
BomBokita_Casadinha
BomBokita_Casadinha

Número de Mensagens : 1737
Idade : 40
Data de inscrição : 23/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos