Beber água

Ir em baixo

Beber água

Mensagem  vivie em Seg Set 22, 2008 11:29 pm

Beber água
Dez razões para ingerir o líquido vital
Todos conhecemos a mensagem: «A água é essencial à vida». Na verdade, para além de ser o componente maioritário do corpo humano, a água é ainda o meio por onde se processam todas as reacções do nosso organismo: transporta nutrientes, regula a pressão sanguínea, participa no controlo da temperatura, mantém o equilíbrio dos ácidos, ajuda também a eliminar as impureza e auxilia no processo da digestão.

O facto de estarmos sempre a perder água, quer através da urina, suor ou respiração, explica por que é importante repor o equilíbrio hídrico e beber cerca de dois litros de água por dia, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Identifique 10 momentos em que deve ter a água por perto:

1 – A saúde da sua pele é influenciada pelo consumo de água. Para além de torná-la mais brilhante e flexível, impede o seu envelhecimento precoce.

2 – Beberique sempre que possível! O sentir sede é sinónimo de que o nosso organismo já está ligeiramente desidratado.

3 – Nos dias muito quentes beba mais água. As águas naturais fornecem os elementos químicos essenciais ao equilibrado desenvolvimento e manutenção do organismo humano.

4- Atenção aos idosos e crianças. Estes dois grupos têm necessidades elevadas de água e esquecem-se com frequência de beber, ou porque não têm sede ou porque não gostam de água. Infusões de vários tipos e águas aromatizadas com teores reduzidos de calorias também podem ser uma opção para incentivar o consumo de água.

5 – Sabia que a desidratação potencia problemas renais? Beber água regularmente ao longo do dia torna a sua urina menos concentrada, forçando menos os rins. A urina abundante permite diluir melhor as substâncias tóxicas que o organismo produz e libertá-las melhor.

6 – A hidratação nas grávidas é essencial, já que a água fica retida no saco amniótico, essencial para a protecção do bebé. Um consumo insuficiente de água pode contribuir, entre outros factores, para um parto prematuro.

7 – Pode e deve beber águas com gás depois das refeições. As propriedades do bicarbonato facilitam e garantem uma digestão mais eficaz dos alimentos.

8 – No trabalho, tenha sempre uma garrafa de água por perto. Todos os momentos são bons para repor os líquidos, em especial se trabalha num local com ar-condicionado, que ajuda a secar o ambiente e contribui para a desidratação do seu organismo.

9 – Se tem fome… beba um copo de água. Muitas vezes essa impressão não passa de uma sensação de sede. Por outro lado, quando decidir comer, acaba por ingerir menos alimentos já que o estômago já ingeriu líquidos.

10 – Beba água antes, durante e no fim da actividade física. Sendo que no fim prefira águas mais mineralizadas e com gás natural. A maior riqueza em sais minerais destas águas podem ajudar a uma absorção mais rápida e o seu bicarbonato ajuda a uma recuperação mais rápida do esforço físico.

Fonte: Pedro Graça – Nutricionista

sapo
avatar
vivie

Número de Mensagens : 1247
Idade : 50
Data de inscrição : 22/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Beber água

Mensagem  BomBokita_Casadinha em Qui Out 02, 2008 8:11 pm

eu bebo 1.5lt por dia!!! tem de ser!!!
avatar
BomBokita_Casadinha

Número de Mensagens : 1737
Idade : 34
Data de inscrição : 23/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum